Olá amados! Post passado eu expliquei do meu jeito o que é cronograma capilar. Hoje venho passar para vocês a sequência ou a frequência (quantas vezes por semana) que se faz o cronograma.
Tudo depende do estado do seu cabelo e de quantas vezes você o lava por semana. Geralmente as tabelas do cronograma capilar são feitas para pessoas que lavam o cabelo três vezes por semana.
Uma tabela popularmente conhecida e para cabelos sem química é esta:
Semana 1:
Segunda-feira:H
Quarta-feira:H
Sexta-feira: N
Semana 2:
Segunda-feira: H
Quarta-feira: N
Sexta-feira: H
Semana 3:
Segunda-feira: H
Quarta-feira: H
Sexta-feira: N
Semana 4:
Segunda-feira: H
Quarta-feira: N
Sexta-feira: R
(H=hidratação
N=nutrição
R=reconstrução)
Eu não sigo assim, até mesmo porque, não lavo meu cabelo três vezes por semana. Meus cabelos tendem a ser ressecados e quanto mais lavar, mais ressecado fica. Eu vou vendo do que meu cabelo mais precisa.
Geralmente faço assim:
Semana 1
Terça-feira: H
Sexta-feira: H
Semana 2:
Terça-feira: H
Sexta-feira: N
Semana 3:
Terça-feira: N
Sexta-feira: R
Semana 4:
Pausa (só uso shampoo e condicionador)
Houve um tempo que eu estava caprichando nas nutrições e fazia bem pouca hidratação. Meus cabelos adoravam nutrição, mas, percebi que eles começaram a ficar um pouco duro e ensebado. Resolvi esquecer a nutrição e caprichar na hidratação. Pronto! Cabelos macios e soltinhos.
Uma fase que pode passar de mocinha à vilã, é a fase da reconstrução por conta da queratina, que se usada MUITO em excesso pode até causar quebra. Pode ser facilmente consertada usando uma hidratação bem emoliente. Mas em cabelos quebradiços por conta de químicas, a reconstrução demora a se tornar um vilão, pois o cabelo necessita de reestruturação e só a reconstrução para fortalecer esse cabelo.
Também tenho um exemplo para dar. Certo dia, fui usar um repositor de massa que já tinha queratina, mas antes de usar, eu apliquei em todo cabelo, bastante queratina líquida. Quando terminei de fazer essa reconstrução, meu cabelo taca tão rígido que ficou super duro. Por conta disso não fiz a fase da reconstrução nesse mês. Consertei esse aspecto duro com uma hidratação bem emoliente. Para quem está com os cabelos quebradiços, é bom evitar cremes hidratantes que deixam o cabelo molinho, pois na hora de enluvar, o cabelo vai quebrar ainda mais. O certo seria começar o cronograma com esses cremes reconstrutores para enrijecer a fibra capilar.
Basicamente você segue o cronograma vendo como seu cabelo reage com cada creme, e dar a ele o que mais gosta!
Vou ficando por aqui! Fiquem com Deus e até o próximo post.
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários on "Sequência/frequência do cronograma capilar"
Postar um comentário
Tire suas dúvidas, dê sugestões, aceito críticas (gentis). Obrigada por comentar e agradeço a visita! Assim que possível retornarei com todo carinho!!!