quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Cronograma capilar: o que é?


Olá pessoas amadas! Tudo bem! Espero que sim. Hoje vim trazer à vocês um assunto que muitas pessoas conhecem,  o cronograma capilar, mas muitas ainda não. Nosso espaço é dedicado ao universo feminino, principalmente aos tratamentos da cabeleira. Exatamente por isso, vou explicar do meu jeitinho o que vem a ser cronograma capilar.
Nossas madeixas merecem um cuidado especial. E esses cuidados são através de cremes capilares e afins. Eles necessitam de cremes de hidratação, nutrição e reconstrução. Isso é a base do cronograma capilar.
Como identificar esses cremes?
Os cremes de hidratação são geralmente à base de frutas, ervas, glicerina, vitaminas, pantenol, etc. Os cremes de nutrição são geralmente à base de óleos e manteigas. Exemplos: óleo de argan, óleo de amêndoas, manteiga de Karitê, etc. Os cremes de reconstrução são à base de queratina, arginina, lisina, colágeno, etc.
Você precisa ter pelo menos um creme para cada etapa. E identificar o que seu cabelo mais precisa. Um cabelo sem química precisa muito mais hidratações, um pouco de nutrição e quase nada de reconstrução. Um cabelo com química de transformação, tonalização ou descoloração precisa de um pouco de hidratação, razoavelmente de nutrição e bastante reconstrução. Um cabelo quebradiço e fraco necessita exclusivamente de reconstrução (com parcimônia). Produtos de mercado ou semi-profissionais funcionam? Funcionam, mas, à longo prazo. Ou seja, demora para conquistar um resultado satisfatório. Quem pode investir em produtos profissionais, obtém um resultado mais rápido. Mas, acredito também que varia de cabelo para cabelo. As vezes o que cai como uma luva no seu cabelo, no meu não faz nem cócegas (popularmente falando). Na fase de nutrição você pode incluir também a umectação. O que é umectação? É a técnica de aplicar mecha a mecha, um óleo que seja vegetal. Isso ajuda a nutrir profundamente os cabelos. E é indicada para cabelos secos. O modo correto de se fazer uma umectação é: lavar os cabelos com shampoo transparente um dia antes de fazer a nutrição. Deixar secar por completo sem passar nada, nem condicionador. Quando os cabelos estiverem completamente secos, aplicar o óleo em todo o cabelo. Lavar somente no dia seguinte. Ao lavar, aplicar shampoo hidratante e realizar a nutrição como de costume. É de extrema importância deixar claro que o óleo necessita ser VEGETAL. Não pode conter óleo mineral e parafina líquida. Esses dois ingredientes, não nutrem os fios. Só maquiam. Deixa bonito, mas, por dentro não trata. Há uma variação da umectação, que é feita com mel. E também é realizada, no período da nutrição, porém, ela é aplicada de outra forma. Lavar os cabelos com shampoo que você usa de costume. Com os cabelos úmidos, aplicar o mel puro, mecha a mecha. Deixar por um período de tempo que queira (quanto maior o tempo, maior a nutrição), colocar em saco plástico e touca laminada. Sem enxaguar, aplicar mecha a mecha uma máscara de preferência de Ceramidas. Deixar pelo tempo indicado na embalagem e finalizar como queira. Essa umectação é indicada especialmente para cabelos porosos e confere muito brilho e maciez. Bom, então é basicamente isso o que significa o cronograma capilar. Shampoos, condicinadores e leave-ins não precisam seguir esses critérios. Somente os cremes de tratamentos, precisam ser um para cada fase. Tem gente que tem dois ou mais para cada fase, mas aí é acumular produto demais. E às vezes pode acabar passando do prazo de validade, o que não é legal. Próximo post, vou falar sobre a sequência do cronograma capilar. Quantas vezes por semana e como identificar o que o cabelo mais precisa. Te espero no próximo post. Fiquem com Deus!

0 comentários on "Cronograma capilar: o que é?"

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, dê sugestões, aceito críticas (gentis). Obrigada por comentar e agradeço a visita! Assim que possível retornarei com todo carinho!!!

Siga...

 

My Blog List

Welcome

Venha mergulhar no gigantesco universo feminino. Venha conhecer meu mundo...o mundo da Shepa!

Mundo da Shepa Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez